Gestão de pessoas: 6 maneiras eficazes de reduzir o absenteísmo

A redução do absenteísmo é um dos principais desafios da gestão de pessoas, pois interfere diretamente na produção das organizações industriais, em que os processos são em linha e exigem interdependência entre os setores. No ramo de serviços, o absenteísmo é particularmente prejudicial: a ausência de um funcionário interfere na rotina dos demais, fazendo com que fiquem sobrecarregados. Isso gera um efeito cascata que pode, inclusive, interferir na qualidade de todos os processos da organização. Mas como reduzir o absenteísmo na sua empresa? No post de hoje, apresentamos as principais causas do problema — e como solucioná-las. Continue a leitura!

Quinta, 29 de dezembro de 2016


Como identificar as causas do absenteísmo?

O setor de gestão de pessoas pode se valer do recurso da avaliação formativa para identificar as causas do absenteísmo e identificar soluções. O diálogo proporcionado pela avaliação colabora com a troca de pensamentos e a comunicação entre o colaborador e o entrevistador, oferecendo a oportunidade de o funcionário refletir e dar sua opinião sobre sua vida profissional, seus pontos positivos e as questões a melhorar.

O entrevistador tem, nesse momento, a oportunidade de conhecer a opinião do funcionário e fomentar a visão gerencial para montar um plano de ação individual ou coletivo. Partindo do levantamento das causas do absenteísmo, é possível elaborar um plano de ação para minimizá-lo, como veremos a seguir.

Como agir para reduzir o absenteísmo?

Identificando a causa do problema, o próximo passo é solucioná-lo. A seguir, confira alguns dos principais causadores do absenteísmo — e como corrigir esses problemas.

Plano de carreira

Para se sentir verdadeiramente parte da empresa, o colaborador precisa sentir que tem possibilidades de crescer ali dentro — e, mais do que isso, que empresa está interessada em seu desenvolvimento e crescimento profissional. Para fazer isso de forma efetiva, invista na estruturação de um plano de carreira, no qual o colaborador possa enxergar qual crescimento pleitear dentro da organização.

Melhorias na comunicação interna

Os diferentes setores da empresa precisam estar alinhados para que, assim, todos se sintam parte do mesmo time — o que promove o orgulho de fazer parte da empresa. Isso não acontece entre seus colaboradores? Como solução, fortaleça a comunicação interna em todos os níveis hierárquicos, favorecendo a cultura do diálogo e deixando todos a par das grandes decisões e rumos da companhia.

Reconhecimento

O trabalho de cada um dos colaboradores é essencial para que a empresa caminhe como deve — mas, muitas vezes, a equipe sente que isso não é percebido pela liderança.

Para eliminar esse sentimento entre seus colaboradores, é preciso mostrar que se trabalho é importante e valorizado. Ofereça feedback constantemente — o positivo é um grande incentivo. Se feito de forma educacional — mostrando como o colaborador pode melhorar —, o feedback negativo também será bem recebido.

Outra dica é investir em palestras motivacionais e treinamentos, para que o colaborador possa entender seu papel dentro do negócio e melhorar sua autoestima. Você pode, também, estabelecer metas com premiação — para reduzir o absenteísmo de forma coletiva e individual.

Bons líderes

Se a liderança não estiver adequadamente trabalhando em prol dos objetivos da empresa e reconhecendo a importância dos colaboradores, é preciso agir nessa questão. Mais do que nunca, ter líderes capazes de sensibilizar seus subordinados é fundamental para o sucesso das organizações.

Além disso, o líder deve estar em sintonia com a equipe para conquistar a confiança e a admiração dos colaboradores. Como ser humano, o líder também tem defeitos, mas é preciso cativar a equipe para que as qualidades se sobressaiam, garantindo, dessa forma, o engajamento e o comprometimento do time.

Saúde e bem-estar

Antes de falarmos sobre absenteísmo ocasionado por problemas de saúde, é preciso refletir: essas doenças são, por alguma chance, causadas por condições de trabalho? Se sim, é preciso resolver essa situação imediatamente! De qualquer forma, incentive uma alimentação mais saudável, a prática de esportes e estímulos a uma saúde mental sem estresse.

Com nossas dicas, você conseguirá reduzir o absenteísmo na sua empresa! Para mais artigos como este, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens!


TAGS desta postagem

voltar

Comentários