Saiba como melhorar a comunicação interna na empresa

A comunicação interna é uma das ferramentas mais importantes que os gestores têm para garantir um time de colaboradores alinhados aos valores e processos da empresa. Por isso, é essencial encontrar formas de assegurar que as informações sejam transmitidas com eficiência e que a empresa se mostre aberta ao diálogo, permitindo que os colaboradores se sintam à vontade para ponderar questões e avaliar processos. Separamos, neste post, algumas dicas imperdíveis para tornar a comunicação interna na empresa cada vez melhor. Confira!

Segunda, 06 de março de 2017


Compartilhe informações

Uma dica bem simples, mas que às vezes passa despercebida pelos gestores: compartilhar informações! Permita que seus colaboradores tenham acesso aos dados importantes relativos aos projetos, processos e planos da empresa.

Muitas vezes os líderes estão tão envolvidos em determinados projetos e tomadas de decisão que acabam presumindo que toda a equipe está por dentro de tudo, o que faz com que muita informação seja perdida.

Portanto, reserve um tempo na sua agenda para garantir que seus colaboradores tenham acesso a dados indispensáveis. Isso acentua o senso de pertencimento das equipes e as torna mais produtivas, uma vez que os colaboradores vão compreender melhor os processos internos da empresa.

Promova encontros periódicos

Reuniões com a equipe devem fazer parte da agenda de qualquer gestor. Mais importante ainda é que elas tenham uma periodicidade definida e que todos estejam informados sobre isso.

Assim, esses encontros vão se tornar um momento crucial no processo de comunicação: é ali que os gestores podem alinhar as expectativas, avaliar o trabalho e, claro, ouvir retornos importantes por parte da equipe.

Criando essa cultura, todos os colaboradores vão saber o momento certo para transmitir e receber qualquer informação.

Avalie o trabalho da sua equipe

A cultura de feedbacks também é indispensável para a otimização da comunicação interna. Os gestores devem ter uma preocupação constante em dialogar com seu time, oferecendo avaliações completas e precisas sobre o rendimento de cada um.

Nessas horas, é importante repassar com objetividade e clareza a atuação do colaborador, ressaltando os pontos de destaque e melhor atuação — e encontrando, juntos, formas para minimizar as fraquezas.

Esteja preparado, também, para ouvir o seu colaborador, e dedique-se a tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor para a execução das suas tarefas.

Sistematize o processo de comunicação interna na empresa

Por incrível que pareça, muitas vezes o problema da comunicação é justamente o excesso de informações e, sobretudo, a ausência de um sistema eficiente para transmiti-las. Assim, o colaborador não sabe se as informações mais importantes estarão no mural interno, chegarão por e-mail ou serão transmitidas pessoalmente pelo gerente.

Uma empresa deve ter um sistema de comunicação interna muito bem organizado, para que seus colaboradores saibam onde procurar referências em caso de dúvida.

Você pode contar com a ajuda de profissionais especializados para encontrar as ferramentas adequadas à necessidade da sua empresa e, a partir de então, trabalhá-las de forma otimizada.

Faça uso da tecnologia

Dentre as principais vantagens que os avanços tecnológicos nos oferecem, está a possibilidade de uma comunicação eficiente e imediata em qualquer lugar e espaço. Com isso em mente, busque os recursos mais adequados para se comunicar com a sua equipe — e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas, intranet, entre outros — e use-os da melhor forma possível.

Viu só como pequenas mudanças fazem toda a diferença no relacionamento com os seus colaboradores? É responsabilidade do gestor garantir que as informações sejam transmitidas da melhor forma possível e, com essas pequenas atitudes, fica muito mais fácil otimizar a comunicação interna na empresa. Você vai se impressionar com os resultados!

Se você precisa de ajuda com a tarefa de melhorar a comunicação interna na empresa, fale com nosso suporte através do chat e descubra outras soluções surpreendentes para o seu negócio.


TAGS desta postagem

voltar

Comentários