Saiba como aplicar o método Kaizen em sua gestão de RH

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”. Se você está inserido em um ambiente organizacional, provavelmente já escutou alguém dizendo essa frase e sabe que se trata do método Kaizen. É uma metodologia muito utilizada na gestão empresarial, que tem por finalidade reduzir os custos e melhorar a produtividade dos funcionários, agregando à empresa uma maior competitividade. Mas se você não conhece esse método, não se preocupe: essa é sua chance! Neste post, explicamos o que é o método Kaizen e como você pode utilizá-lo para aprimorar sua gestão de RH e trazer melhores resultados para a sua empresa. Confira!

Quarta, 22 de fevereiro de 2017


O que é o método Kaizen?

A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”. Essa metodologia foi desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial, na busca por soluções diante dos problemas econômicos enfrentados pelo Japão. O método tem aplicação na vida pessoal, familiar e no ambiente empresarial.

Essa metodologia tem como finalidade aumentar a produtividade por meio da eliminação de processos desnecessários e da melhor utilização da mão de obra, assim como reduzir a perda com matéria-prima e o desperdício. Não é necessário um alto investimento financeiro por parte da empresa para a aplicação desse método, pois seus processos são bem definidos e seu sucesso está ligado ao envolvimento das pessoas e no estabelecimento de padrões.

O método Kaizen tem como característica desenvolver as atividades, sempre buscando a melhoria contínua por meio da redução de custos e da padronização, em que o trabalho coletivo prevalece sobre o individual e o funcionário tem papel fundamental na organização da empresa e na busca por novas alternativas.

Como é a aplicação do método?

Em suma, o método Kaizen pode ser aplicado de 3 formas distintas:

Aplicação na administração

Tem como principal elemento a ação gerencial, que deve dedicar ao menos 50% do seu tempo na implementação do método e no aperfeiçoamento da sua equipe, por meio de diversas práticas — que são realizadas conforme o perfil do gerente e da sua equipe.

Dessa forma, é possível garantir que as práticas sejam bem executadas pelos funcionários e que essas ações garantam a padronização.

Aplicação em pessoas

Busca estimular as pessoas a demonstrarem mais empenho nas suas ações, e foca no envolvimento de todos para tornar o processo mais dinâmico e funcional. Esse estímulo ocorre por meio de sugestões, e serve também como suporte para realizar a avaliação de desempenho dos funcionários.

Aplicação em grupos

O sistema PDCA (Plan, Do Check, Action) é muito utilizado nesse segmento do método Kaizen, auxiliando a gestão de recursos humanos a desenvolver o processo de melhoria contínua em conjunto com o espírito de equipe.

Os grupos podem ser formados por pessoas de diferentes áreas da empresa, mas deve ter como finalidade o envolvimento de todos os funcionários no aperfeiçoamento dos processos.

Como o RH pode otimizar o processo?

Para manter sua equipe motivada para o sucesso do método Kaizen, o RH deve apostar em um bom veículo de comunicação para manter os funcionários informados sobre os processos e os resultados provenientes do esforço do time, divulgando também sobre a importância da qualidade, da autodisciplina e de algumas sugestões de práticas a serem usadas pelo grupo.

Definir qual é a melhor ferramenta de comunicação interna é um trabalho que requer tempo e observação. A empresa pode optar pela tecnologia da internet e dos celulares para se aproximar dos colaboradores e reduzir custos com a comunicação ou optar pelas ferramentas físicas como os jornais corporativos e mural de recados para manter a equipe informada de forma eficiente e eficaz.

Como dito anteriormente, o método também serve para auxiliar nas avaliações de desempenho que são realizadas periodicamente. Se a empresa está focada na implementação do método Kaizen, reforce com a equipe a importância do empenho de cada um e seja claro em relação aos métodos de avaliação e o que é esperado da equipe.

Lembre-se que o método Kaizen torna os processos organizacionais mais ágeis, econômicos e adequados às necessidades da empresa, aos recursos da empresa e aos resultados esperados pelos clientes.

Gostou deste conteúdo? Que tal entrar em contato conosco para saber mais sobre os métodos de sucesso para tornar seu empreendimento mais competitivo e mais eficiente?


TAGS desta postagem

voltar

Comentários